Хто одружився на Novak Djokovic?
Jelena Djokovic одружений Novak Djokovic . Новак Джокович був 27 рік у день весілля (27 роки 1 місяців 18 дні). Jelena Djokovic був 28 рік у день весілля (28 роки 0 місяців 23 дні). Різниця у віці склала 0 роки 11 місяців 5 дні.
Novak Djokovic
Novak Djokovic (em sérvio: Новак Ђоковић Belgrado, 22 de maio de 1987) é um tenista profissional sérvio. Ele foi classificado como o número 1 do mundo em simples masculinas pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP) por um recorde de 428 semanas, terminou o ano como número 1 em oito ocasiões (recorde) e foi ranqueado como número 1 pelo menos uma vez em treze anos diferentes (outro recorde). Djokovic conquistou cem títulos de simples em nível de ATP Tour, incluindo um recorde de 24 torneios de Grand Slam, 40 Masters 1000 (recorde), sete finais de fim de ano (recorde) e uma medalha de ouro olímpica. Djokovic é o único homem na história do tênis a ser campeão vigente dos quatro majors ao mesmo tempo em três superfícies diferentes. Em simples, ele é o único homem a conquistar três vezes o Career Grand Slam, e o único jogador a completar um Career Golden Masters — feito que realizou duas vezes. Djokovic é o único jogador em simples a ter vencido todos os “Big Titles” ao longo da carreira.
Djokovic iniciou sua carreira profissional em 2003. Em 2008, aos 20 anos, quebrou a sequência de onze títulos consecutivos de Roger Federer e Rafael Nadal em Grand Slams ao conquistar seu primeiro major no Aberto da Austrália. Em 2010, Djokovic começou a se destacar dos demais jogadores e, como resultado, o trio Federer, Nadal e Djokovic passou a ser conhecido por fãs e comentaristas como o "Big Three". Em 2011, Djokovic alcançou o número 1 do mundo pela primeira vez, vencendo três Grand Slams e então um recorde de cinco Masters, além de ter feito 10–1 em confrontos contra Nadal e Federer. Ele permaneceu como o jogador mais bem-sucedido do tênis masculino pelo resto da década. Em 2015, Djokovic teve sua temporada mais vitoriosa, alcançando um recorde de 15 finais consecutivas e vencendo 10 "Big Titles", além de conquistar um recorde de 31 vitórias contra jogadores do top 10. Sua fase dominante seguiu até Roland Garros 2016, onde ele completou seu primeiro Career Grand Slam e um Grand Slam fora do calendário, tornando-se o primeiro homem desde Rod Laver, em 1969, a deter os quatro majors simultaneamente, estabelecendo também um recorde de 16.950 pontos no ranking.
Em 2017, Djokovic sofreu com uma lesão no cotovelo que prejudicou seus resultados até Wimbledon 2018, quando venceu o torneio estando ranqueado apenas como número 21 do mundo. Depois disso, Djokovic voltou à forma dominante, conquistando 12 títulos de Grand Slam e completando seu segundo e terceiro Career Grand Slam. Por conta de sua oposição à vacina contra a COVID-19, ele foi forçado a perder muitos torneios em 2022, notadamente o Aberto da Austrália e o US Open, sendo deportado no primeiro caso. Um ano após a controvérsia do visto australiano, ele fez um retorno vitorioso, conquistando novamente o título do Aberto da Austrália de 2023 e, logo depois, estabelecendo o recorde absoluto de maior número de títulos de Grand Slam no tênis masculino. Em 2024, tornou-se o único jogador a completar uma varredura de carreira de todos os "Big Titles".
Representando a Sérvia, Djokovic liderou a equipe nacional ao primeiro título da Copa Davis em 2010 e ao título inaugural da ATP Cup em 2020. Em simples, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a medalha de bronze em Pequim 2008. Ele recebeu a Ordem da Estrela de Karađorđe, a Ordem de São Sava e a Ordem da República Sérvia. Foi eleito o Melhor Atleta dos Bálcãs pela BTA em oito ocasiões (recorde).
Além das competições, Djokovic foi eleito presidente do Conselho de Jogadores da ATP em 2016. Em 2020, deixou o cargo para fundar uma nova associação apenas de jogadores de tênis, a Professional Tennis Players Association (PTPA), junto com Vasek Pospisil, defendendo maior influência dos atletas no circuito e melhores premiações para jogadores de ranking mais baixo. Djokovic também é um filantropo ativo. É fundador da Fundação Novak Djokovic, dedicada a apoiar crianças de comunidades carentes. Em 2015, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNICEF.
Детальніше...